Atrativos Turisticos

Fazenda Santa Mônica

 Fazenda Santa Monica-2A história da Fazenda Santa Mônica começou com Manoel Jacintho Nogueira da Gama, o Marquês de Baependy. Mais especificamente, quando ele recebeu de D. João VI enormes extensões de terras pela margem esquerda do rio Paraíba do Sul. As terras da Fazenda Santa Mônica – assim denominada em homenagem à Marquesa de Baependy, Dona Francisca Mônica Carneiro da Costa e Gama – compreendiam as sesmarias de São Jacintho, concedida em 1814; parte da sesmaria de Santa Mônica, concedida também em 1814; e parte da sesmaria de São Bráz do Paraíso, concedida em 1792 e a mais antiga do Município de Valença. O Marquês de Baependy e seus herdeiros cultivaram parte dessas terras através de três grandes fazendas: Santa Mônica, Santana e Paraíso, além dos sítios Papagaio e Desengano Feliz. Leia mais.. 


Fazenda Florença

casa-sede-800Fazenda Florença foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite, de origem portuguesa. Vindos de Minas Gerais, eles foram atraídos para o Vale do Paraíba pela riqueza do café no Século XIX. Os Barões de Itambé e de Vassouras foram considerados os membros de maior renome na família, que se afazendou por locais como Conservatória, Rio das Flores, Barra Mansa e Valença. 

A atual sede do casarão foi erguida em 1852 e nela destaca-se um imponente alpendre, de influência italiana, encimado por um frontão que é sustentado por colunas de madeira trabalhada. A construção foi feita em base de pedra e piso de peroba do campo e possui detalhes no estilo neoclássico. 

Saiba mais clicando em: www.hotelfazendaflorenca.com.br